quinta-feira, 2 de julho de 2009

As peles do bacalhau


Nunca gostei muito do bacalhau cozido que se comia em minha casa no natal, era um bacalhau muito grande e grosso, a que a minha mãe e o meu pai davam muita importância e escolhiam com muito cuidado. Em minha casa só se comia bacalhau daquela envergadura na noite de consoada, no resto do ano os bacalhaus que apareciam eram pequenotes, talvez fossem os filhos daqueles grandes do natal.


Quando o bacalhau era posto na mesa ainda a fumegar, era bem visível o contentamento dos meus pais com a competência do animal, apreciando a grossura das suas postas antes de serem comidas, mas a mim não me atraiam, muito pelo contrário, repeliam-me, mas fazia um esforço para não desagradar e mastigava, mastigava as suas lascas, mas não conseguia engolir, dava voltas e mais voltas na boca e não passava na minha garganta, por isso andava sempre à procura de postas fininhas e como não havia restavam-me as barbatanas.


Comia o bacalhau à mão com mil cuidados, para separar lasca por lasca, retirar as espinhas que pudessem estar entranhadas e para retirar toda a pele. Os meus pais insistiam que exceptuando as espinhas, tudo se comia, mas a mim repugnavam-me as peles que tinham outra cor e uma textura um pouco gelatinosa na boca. Certo dia estava eu na minha minuciosa tarefa de tudo separar quando a minha mãe me disse que era uma pena eu não comer as peles do bacalhau porque eram muito importantes para as meninas ficarem bonitas. Fiquei curiosa, o que teriam de tão especial as peles do bacalhau? A minha mãe disse-me que faziam crescer as maminhas. Não podia acreditar no que ouvia, pois o que eu mais queria era que as minhas maminhas crescessem. A partir desse momento as peles do bacalhau passaram a ter prioridade, para além de comer as peles das minhas postas passei a pedir as peles de todas as postas de bacalhau que estivessem na mesa.

4 comentários:

  1. Olha! A mim diziam-me que fazia crescer outra coisa... :-)

    ResponderEliminar
  2. Pois, pois, deviam ser as orelhas...eheheh

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem q n comia as peles, senão tava feita...ehehehe

    ResponderEliminar
  4. Ok olga, não precisas de dizer mais nada, já todos percebemos o que é que a casa gasta.

    ResponderEliminar