domingo, 28 de junho de 2009

Não quero apanhar bolos


A minha professora tinha uma régua em cima da mesa que não se escusava em usar quando num ditado dávamos muitos erros, quando chegávamos à sala de aula depois do recreio suadas tendo ela alertado para que isso não sucedesse, quando brincávamos com a colega do lado e fazíamos barulho, quando não fazíamos os deveres e quando ela achava que estávamos a ter comportamentos inadequados. Quando tal acontecia, chamava-nos à sua mesa e em frente a todos as colegas, pedia-nos a mão, podíamos escolher se a direita ou a esquerda, segurava a nossa mão eleita com a sua mão esquerda e elevava a sua mão direita que continha a régua de madeira castanha e infligia-nos o infame castigo, que podia ser um, dois ou mais bolos numa só mão ou em ambas, que ficavam aos piquinhos, vermelhas e ardiam muito durante longos minutos. Quando alguma de nós era chamada para apanhar bolos, toda a classe ficava paralisada, caía um silêncio sepulcral, todos os olhos postos na castigada, como que a censura-la por não ser suficientemente boa.


Eu sentia medo e vergonha de apanhar bolos, não suportava aquela humilhação, por isso os deveres nunca falhavam, os ditados imaculados, as conversas reprimidas e o recreio contido. Desta maneira fui crescendo, amedrontada pelos bolos que não apanhei e sem expressar o que de melhor havia em mim, mas uma coisa não podia evitar nem ninguém conseguia reprimir, que era o contemplar através das janelas verdes da minha sala de aula as nuvens com formas engraçadas e o vai e vem electrizante dos imensos pássaros que povoavam as copas das árvores.

5 comentários:

  1. Pois no meu caso, só se perderam os bolos que cairam nas coxas da professora (quando eu afastava a mão no último milésimo de segundo). Na realidade não se perdiam já que a dose duplicava ou triplicava sempre que isso acontecia. Abençoada D. Amélia!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Adelaide!

    Em nome da organização da blogagem colectiva “Aldeia da Minha vida, quero agradecer a sua participação, na qualidade de leitora e eleitora, pelo seu contributo para o sucesso da mesma.
    Amanhã, dia 30 de Junho serão publicados os resultados.
    Até lá!

    Susana Falhas

    ResponderEliminar
  3. Olá Sérgio!
    Sempre a esquivares-te(dos bolos, claro).

    ResponderEliminar
  4. Olá Adelaide! Já entraste na lista dos meus blogs de consulta obrigatória! E por aquilo que tenho visto és muito " produtiva "... isso é um filão sem fim, digo eu...

    bjs e bons instantes
    Joao Tomas

    ResponderEliminar
  5. Olá João!
    Fico muito contente pelo teu interesse e sabes que mais, cada instante leva-me a outro instante e a outro e a outro ...
    Beijinho

    ResponderEliminar